menu de ícones

slide


Preguiça de ler


Olá leitores! Como vão?

Algum tempo atrás eu notei que eu vinha me demorado muito em minhas leituras e cheguei a conclusão de que estava com preguiça de ler. Então hoje, depois de algumas pesquisas e de ter superado isso, eu venho trazendo algumas dicas, para ajudar quem está passando por isso ou por uma ressaca literária.


  • Leia livros do seu interesse
Pode parecer a coisa mais óbvia do mundo, mas pode ter certeza que é o que mais vai dar resultado. Quando você lê algo que seja de seu interesse, você se sente empolgado e consequentemente não sente preguiça de pegar no livro. 

  • Divida seu tempo para leitura
Estabelecer uma rotina e um horário específico funciona muito bem, principalmente quando você se sente melhor seguindo uma lista pré-planejada. 
Uma dica que eu dou e que coloquei em prática tem algum tempo, é sempre levar com você um livro, seja na mochila, na bolsa, no porta-luvas do carro, qualquer lugar, mas tenha sempre um livro por perto. Porque muitas vezes nós saímos de casa e desperdiçamos nosso tempo parados e sem fazer nada. Estou indo no banco, chega lá tem uma fila absurdamente grande, ao invés de ficar lá sem fazer nada, puxe o livro e leia. Para quem anda de ônibus, sabe que ficar em pé, sem nada pra fazer não é nem um pouco legal, ler durante o seu percurso de casa para escola, ou para o trabalho, é muito mais produtivo. 

  • Fazer amigos leitores
Eu sei que nem sempre é possível, mas por experiencia própria posso dizer que ajuda. Naqueles dias que você desiste de ler, durante aquela p*** ressaca literária, chega seu amigo(a) dizendo "Nossa, terminei tal livro, muito legal e tal", ao menos pra mim me dá um ânimo incrível, pois já conheço a sensação maravilhosa que sinto a cada vez que termino um livro. Sem contar, que tenho um instinto de competição insaciável, o fato do meu amigo(a) ter terminado mais um livro e eu não, me desperta uma ansiedade de superá-lo. Isso acaba me motivando a ler.

  • Imponha metas
Novamente falando do meu instinto de competição, todas as vezes me imponho metas, eu alcanço o sucesso que busco. E pesquisando, falando com meus amigos e conhecidos, descobri que não sou a única. Então é uma dica que posso dar: Impor metas
Eu, particularmente, tenho uma meta de ler um livro por semana, o que pra mim é o suficiente, claro que dependendo do tamanho do livro eu demoro mais. Mas, a ideia que quero passar, é que vocês tenham um auto-desafio, seja de ler um capitulo por dia, um livro por semana... não importa. Mas o fato de impor metas é um conceito muito eficaz.

  • Reeduque sua rotina
Muitas vezes nós caímos na rotina e passamos muito tempo na internet (o que não é meu caso, capaz), assistindo TV, jogando video game, enfim... São infinitas coisas que nos distraem e desviam nossa atenção da leitura. Não que você precise passar o dia todo lendo, não é isso que quero dizer. Mas, novamente por experiência própria, posso dizer que podemos e devemos designar mais tempo para a leitura. Porque depois não adianta reclamar que não conseguiu terminar tal livro até agora, sendo que você gastou todo seu tempo livre no computador.

Então... Isso é tudo o que eu venho fazendo atualmente, para não voltar a ter nenhum problema com a leitura e tem funcionado, viu?! 

Eu espero que esse post tenha sido útil para alguém e...
Um super beijo e até quinta-feira 

Eu nunca sei como encerrar um post

Um comentário

  1. Ótimas dicas!
    Sempre há hora para a leitura...enquanto volta pra casa no ônibus..na fila de banco, enfim é força de vontade!!!

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir