menu de ícones

slide


Resenha: "O Lado Bom da Vida"




Título: O Lado Bom da Vida

Autor: Matthew Quick

Ano de lançamento: 2013

Editora: Intrínseca

Nº de páginas: 254





  • História
O livro é narrado por Pat Peoples, um homem que passou, conforme ele acredita, alguns meses em uma clínica psiquiátrica logo depois de sua esposa, Nikki, pedir para que ficassem um tempo separados.
O problema é que, depois que sua mãe, Jeanie, o tira da clínica e o leva para casa, Pat fica sabendo que ele passou muito mais tempo do que imaginava no "lugar ruim", como chamava. O que pensava ter sido apenas alguns meses, foram na realidade anos e o mais estranho é que Pat não se lembra de quase nada desse período.

Se a confusão que se forma na cabeça de Pat não fosse o suficiente, seu pai, Patrick, se recusa a falar com ele. Os seus amigos evitam tocar em qualquer assunto da época em que esteve internado, sendo assim, Pat não consegue descobrir muita coisa e sua memória continua desaparecida.

Tentando ignorar este fato, Pat se concentra na busca por uma reconciliação com Nikki e para isso, ele faz de tudo para melhorar nele, o que acreditava não satisfazer Nikki na época de casados. Nosso protagonista, acaba viciado em exercícios físicos pois "Nikki gosta de homens com peitoral forte" e também acaba fazendo várias críticas a clássicos da literatura, no decorrer do livro, já que Nikki sempre quis que ele lê-se. De forma resumida, Peoples vai tentar de todas as maneiras que estiverem ao seu alcance, encontrar um final feliz para seu próprio filme.

  • Opinião
Uma narrativa lenta. Esse foi o primeiro pensamento que se formou em minha mente logo no início do livro, mas com o virar das páginas, descartei esse fato. Percebi que o ritmo dado por Matthew Quick era necessário para criar a atmosfera que a trama exigia, pois o protagonista sofre de problemas psicológicos e o livro é uma espécie de diário.

Pat é um personagem complexo, ingênuo, cheio de desníveis emocionais e que tem um coração enorme. Esse conjunto faz dele um protagonista extremamente cativante, que me fez torcer, rir, chorar e também sentir raiva. Um personagem muito bem construído, assim como os demais. 
Falando sobre Tiffany, que, apesar de problemática, é uma boa pessoa, eu me apaixonei por essa personagem desde o início e minhas maiores gargalhadas foram com ela. Achei que o livro começou a tomar uma boa direção depois que Tiffany surgiu e sinceramente tenho certeza de que não estou errada.
Outro personagem que me chamou bastante a atenção foi o Dr. Cliff, o terapeuta de Pat. Um homem muito simpático e divertido, que trata seu paciente como um amigo... Acho que muita gente, depois de ler esse livro, vai querer ter um terapeuta como Cliff.

O Lado Bom da Vida, foi minha primeira leitura do ano. Gostei bastante e não me arrependo da escolha, acredito ter aberto minha sequência literária com chave de ouro.

O enredo não possui nada extraordinário. O que me conquistou e que acredito que também tenha sido o mesmo motivo para tantas críticas positivas, foi justamente a simplicidade que o autor colocou na história. Recomendo este livro para quem busca uma leitura agradável, emocionante, leve e inspiradora. É muito eficaz para quem anda desacreditado e não consegue ver o lado bom das coisas.

Outro ponto extremamente agradável é a arte da capa. Apesar de, sinceramente, ainda não ter conseguido entender muito bem o sentido, eu acho a capa desse livro extremamente bonita.


Meu próximo passo é dar uma conferida na adaptação cinematográfica, espero não me decepcionar.

E você? Já leu? Já assistiu o filme? Quer ler ou assistir? Então comente!
Aproveite para deixar aquela opinião básica sobre a resenha, lembre-se que isso é extremamente importante pois proporciona algumas melhoras em nossas publicações.


Super beijo e até a próxima!


5 comentários

  1. Oi, já li sim. Btw ótima resenha.
    Ao contrário de você eu não gostei mto do livro, acho que porque eu criei uma alta expectativa antes de ler e como vc disse o enredo é bem simples.
    Eu tbm já vi o filme e achei (incrivelmente) melhor que o livro, na adaptação eu acho q alguns pontos que eu não tinha gostado foram concertados. Enfim é um ótimo filme
    Bjs http://commuitochocolate.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      Que bom que você gostou da resenha, fico muito feliz viu?!
      Realmente é um livro que não se pode criar expectativas, quando fazemos isso se cria algumas decepções mesmo =/

      Quero assistir ao filme, bom saber que você gostou...
      Beijo!

      Excluir
  2. to louca pra ler esse livro, dizem que é ótimo!
    beijus

    maiarabedin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É muito bom mesmo, mas mesmo assim lhe aconselho a lê-lo sem esperar muito!

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir