menu de ícones

slide


Óscar Literário: Os melhores de 2013


Olá leitores! Como vão?
Sei que hoje não é meu dia de postar... Mas, resolvi aproveitar que o ano está acabando e compensar minhas faltas neste final de semana e então vim trazer a vocês os meus favoritos de 2013 de uma forma... Diferente. Por isso, cá estou eu com a tag Óscar Literário, criada pelo Leandro do Palavras de Um Leitor, que assim... Eu achei super interessante e não resisti a auto-taguear o Louca por Livros.

Mas enfim...

A tag é bem simples e consiste em dez categorias fantásticas e acredito ser importante ressaltar que eu fiquei bem decepcionada por ver que eu li bem menos livros do que havia imaginado, então ficou um pouco complicado. Principalmente porque eu li mais séries do que livros avulsos o que complicou ainda mais as coisas, mas ok, vamos lá!
PS: Eu até pensei em responder em vídeo mas envolve toda uma questão de editar, postar no youtube, pra dai pro blog e blá blá blá, então pra facilitar eu resolvi respondê-la como post mesmo.

1° Categoria: Melhor Livro do Ano!
Essa categoria foi a mais difícil porque eu li várias obras excelentes e a cada vez que eu pensava em um me dava um aperto no coração ao lembrar de outro mas, por fim, eu acabei escolhendo o livro A Culpa é das Estrelas, do John Green, porque assim... Esse livro tem tipo um significado enorme pra mim, porque foi o primeiro livro que me fez chorar e não foi uma ou outra lágrima, foram muitas. Eu chorei muito, muito, muito mesmo e é um livro que eu quero re-ler em 2014, então eu acho que ele mais do que merece ser o Melhor Livro do Ano.

2° Categoria: Melhor Autor do Ano!
Aqui eu fiquei com muita dúvida! Sério... Esse ano eu conheci dois escritores maravilhosos, pelos quais eu me apaixonei e é quase impossível escolher entre eles sendo fã de ambos mas... Resolvi ficar com J.K. Rowling, porque Tia Jô é... perfeita, fantástica! A sua escrita é maravilhosa, o modo como ela descreve inúmeros detalhes sem deixar a leitura cansativa é encantador e... J.K é J.K. É uma autora que eu com total certeza quero ler mais em 2014, ler e re-ler Harry Potter quantas vezes for possível e, por tanto, J.K Rowling é A Melhor Autora do Ano, na minha opinião.

3° Categoria: Melhor Protagonista Masculino!
Percy Potter?! É quase impossível decidir entre Harry e Percy, mas... Eu vou ficar com o Percy. Porque com o Harry eu senti raiva dele em muitos momentos, e... o Percy não me estressou e eu odeio ser estressada então Percy Jackson é o melhor protagonista porque eu acho que ele tem muitas qualidades e eu consegui me conectar muito bem com ele graças a narrativa em primeira pessoa.... Mas se quiserem considerar Percy Potter eu agradeço =)

4° Categoria: Melhor Protagonista Feminino 
Verônica Miller, ou simplesmente minha querida Ronnie de A Última Música. Eu me identifiquei muito com ela, por conta dos pais separados, a sensação que não é entendida e tal. E eu também a admiro muito por conta do grande amadurecimento pelo qual ela passou durante a história e eu realmente gosto muito dela.

5° Categoria: Melhor Coadjuvante Masculino 
Tuck Hostetler, de O Melhor de Mim. Tuck é um personagem já morto e... Isso foi inédito, eu me apegar tanto assim a um personagem que não convivi em vida. Mas.... Tuck fez certas coisas que realmente me fez sofrer muito por ele não estar vivo desde as primeiras palavras do livro. Porém o curioso é que se eu pudesse não traria o Tuck a vida novamente, por certas circunstâncias e enfim...

6° Categoria: Melhor Coadjuvante Feminino 
Annabeth Chase, de Percy Jackson e os Olimpianos. Uma personagem muito... fofa. Eu realmente gosto muito da Annie e... Ela é personagem de uma das séries preferidas então é claro que isso interferiu mas... Eu admiro muito a sua inteligência (ela é filha de Atena, Jeniffer, você esperava o que? dã!), capacidade de se virar sozinha, a coragem e tudo mais.

7° Categoria: Melhor Arte da Capa 
The Walking Dead e a Ascensão do Governador. Na realidade eu adoro as artes em todas as capas dos livros de The Walking Dead (que no caso são quatro sendo que eu conheço as capas de três), mas eu quis usar apenas livros que eu li aqui então.... Melhor Arte da Capa vai para The Walking Dead e a Ascensão do Governador.

8° Categoria: Melhor Mundo/Ambiente Criado 
Preciso mesmo falar? Claro que é Harry Potter né minha gente?! Não tem nem o que falar, não sei porque eu demorei tanto pra ler Harry Potter e eu me culpo amargamente por ter me fixado tanto em Crepúsculo e nunca ter procurado conhecer Harry Potter antes. Obrigada amigos, vocês são incríveis porque vocês me apresentaram Harry Potter e isso... não tem preço! Olha a propaganda da Visa!

9° Categoria: Melhor Título 
Eu não li nenhum livro com um título "Nossa, que coisa profunda. Que título maravilhoso", então eu resolvi escolher um título que eu considero apropriadíssimo para a história que é A Última Música porque foi um livro que quando eu terminei eu sussurrei o título do livro e eu achei aquilo bonitinho, vai entender.

10° Categoria: Melhor Final 
Eu vou roubar nessa porque... É impossível escolher.
Todos os livros que eu li, sem exceção, tiveram finais perfeitos e eu realmente não sou capaz de escolher apenas um. Então todos os poucos vinte e três livros que li este ano, ganham a categoria melhor final. Se bem que... Exceto uma série, que eu simplesmente odiei o final. E que eu quero ler de novo porque foi no começo do ano então eu não lembro muito bem o enredo, pra resenhar pra vocês. Sério eu achei o final de Os Imortais tão tosco que meu Deus... eu peguei raiva daquilo. Mas ok, fora os seis livros dessa série, os outros dezessete estão nessa categoria. São eles:

- A Culpa é das Estrelas
- Saga Harry Potter (
não vou citar todos os títulos porque não acho necessário)
- Saga Percy Jackson e os Olimpianos (também não vou citar todos os títulos porque não acho necessário)
- Pegasus e o Fogo do Olimpo
- A Última Música
- O Melhor de Mim
- Marley e Eu
The Walking Dead e a Ascensão do Governador

E acabou \o/ Acho que escrevi de mais e to começando a achar que ter gravado um vídeo teria sido melhor, mas tudo bem.

Eu espero que vocês tenham gostado e que comentem com os seus favoritos também. Quem tem blog ou canal no Youtube está mais do que convidado a responder a tag (se o fizerem deixem o link aqui nos comentários que eu adorarei conferir). E é isso, esse foi oficialmente meu último post do ano.
Nos vemos na primeira sexta-feira de 2014!

Feliz Ano Novo desejo pra vocês muitas boas leituras e tudo de bom!

Obrigada por lerem até aqui e até mais!





8 comentários

  1. Oi, Jennifer!

    Lista perfeita! Embora eu nunca tenha lido Percy Jackson, já vi o filme, e gostei do Percy. Sobre o que você disse da Tia Jo: totalmente justo! Harry Potter é a saga que mais marcou a minha vida, levo-a no coração; ainda quero conferir O Chamado do Cuco, que parece excepcional! Sobre A Última Música: este é o único livro do Nicholas que gostei, e a Ronnie é uma ótima personagem, adoro ela!

    Adorei o blog, aliás. Meu mundo perfeito aqui, haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!

      Leia os livros, os filmes são totalmente infiéis e se você já gostou deles posso te dizer que você amar os livros e não vai se arrepender.
      Sobre J.K eu também estou na espera da oportunidade de conhecer O Chamado do Cuco e também de Morte Súbita que com certeza estarão entre minhas leituras no ano que vem!
      Quanto ao Sparks, eu recentemente tive mais uma experiencia com ele, que foi O Melhor de Mim mas, na minha opinião eu acho que A Última Música é realmente muito melhor e tal... É o meu preferido. Quero ler os outros para ter mais base ao dizer isso mas... haha.

      Enfim, volte sempre. Você será muito bem-vinda ^^

      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei Percy Potter kkkkk
    E pra mim, A culpa das estrelas realmente mereceu o prêmio hehe Estou louca para ver o filme! *-*

    Bjinhos


    www.dudarazzera.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou super ansiosa! Só espero que não me decepcione haha'

      Beijo Duda!

      Excluir
  3. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
  4. A culpa é das estrelas é realmente incrível, e faz chorar.
    Deve ser difícil mesmo escolher um só por categoria, a gente acaba se apaixonando por personagens, pelos escritores, pela capa...
    Eu sou uma que me apego muito aos livros que leio..
    hehe

    Beijos


    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tenho como filhos, é muito difícil escolher haha'
      Beijos!

      Excluir