menu de ícones

slide


LEITURA INFANTIL: Quando, Como e Onde?

Olá leitores!
Hoje venho falar um pouquinho sobre como ensinar ao seu filho que ler é um prazer.

A criança que lê desde pequena e que são incentivadas pelos pais, tem maior probabilidade de aprender melhor, pronunciar melhor e de ter uma melhor desenvoltura em sua comunicação em geral.

Por meio da leitura, a criança desenvolve sua capacidade de imaginação, criação e claro, melhora e muito sua cultura.

Hoje infelizmente, as escolas tem sido um pouco relapsas nesse sentido de educação. Na escola dos meus filhos mesmo, "escola do estado", tem biblioteca mas são pouquíssimas vezes que os livros são introduzidos no dia a dia escolar. Faço de tudo para sempre mantê-los em contato com esse mundo da literatura.

Os pais podem criar o hábito de ler para seus filhos desde pequenos. Isso facilita para que os pequenos criem o gosto e o hábito de ouvir estórias. Consequentemente, mais tarde, se torna um hábito presente na vida. Lendo para seus filhos é uma experiência compartilhada de emoções. Você ri, chora e capta todos os sentimentos de seus filhos também.

É muito importante se atentar porém para a adequação da faixa etária indicada. Não adianta ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas" para uma criança de 5 anos. Tem que ser livros adequados e também assuntos que são relacionados ao gosto das crianças.

A Leitura ajuda muito a aumentar e enriquecer o vocabulário. Por tanto, todas as pessoas devem ler. Ajuda a criança na grafia e a fixar as palavras corretas.

Tem muitas crianças que pensam que livros é para nerds ou que livros são objetos extraterrestre. Hello!!! Crianças ao invés de estar tendo formação, estão na rua fazendo coisas sabe lá Deus oquê, se divertindo com coisas banais no Facebook, jogando video game 24hs por dia. Não digo para serem radicais e parar com a diversão. Mas que tal introduzir pelo menos 2 horas por dia para ler um livro para seu filho? Aposto que será muito mais emocionante e o legal que estarão aprendendo juntos. E claro, também não deixa de ser uma diversão. 

Então, quer dar exemplo aos seus filhos? Deixe de lado aquelas horas de frente para a TV, computador, Facebook, e leia para seu filho. A leitura é contagiante, aposto que assim que começar não vai querer mais parar assim como eu.   

Gostaram da matéria? Não deixem de comentar dizendo oque vocês fazem para manter seus filhos, irmãos, sobrinhos antenados no mundo dos livros!!!!

2 comentários

  1. Adorei o post! Leio muito pros meus dois irmãozinhos, e eles adoram! Meu irmão tem só 3 aninhos, então são contos de fadas e livros com figuras. Mas minha irmã está com sete e já está lendo razoavelmente bem, e ela assalta a minha estante! Ela sempre me viu com livros grossões e talz, fica querendo pular logo pra esses! Esses dias tava lendo Cidade de vidro na sala quando ela chegou do colégio, ela já foi se jogando no meu colo pedindo pra ler junto comigo. Já vi que é ela que vai herdar meus livros. Emprestarei todos com prazer, assim que ela for mais velha!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bom Amanda! É uma alegria saber sobre incentivos a leitura infantil. O primeiro livro do meu filho foi Rangers...e da minha filhota A Seleção! Nem preciso dizer que ela amou!!! Quando eles eram pequenos lia barbie e contos da disney!!! Eles adoram!

    ResponderExcluir