menu de ícones

slide


RESENHA: "EU SOU O MENSAGEIRO" - MARKUS ZUSAK

Olá leitores!
Há algum tempo, eu estava louca para ler Eu Sou o Mensageiro de Markus Zusak, o autor do bestseller "A Menina que Roubava Livros". Li muitas resenhas positivas desse livro e finalmente eu consegui ler. O livro foi disponibilizado pela Aline lá na comunidade Livro Viajante no Skoob, então abracei a oportunidade e me inscrevi.

Sinopse:
Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.

Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.

A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.

Bem, quando eu li as resenhas na internet, percebi que muitas pessoas ficaram divididas entre "amei" e "odiei" o livro. Eu particularmente amei. O livro é extremamente divertido e passa valores muito interessante.

O Livro conta a história de Ed. Kennedy, um garoto de 19 anos,jogador de poker nas horas vagas e taxista. Ed ficou famoso em sua cidade por impedir um assalto a banco.
Após ficar famoso, Ed começa a receber cartas de baralho anônimas com mensagens esquisitas e muitas delas sem sentido nenhum. As mensagens são tipo um código para que Ed descubra oque significa e que por muitas vezes é sempre ajudar a alguém necessitado.

A história é narrada por Ed de uma forma bem divertida. Não economizando em palavrões, gírias e expressões corriqueiras. Uma linguagem do dia a dia.

Os capítulos não tem um padrão, alguns curtos e outros longos e a história é um pouco devagar, talvez propositalmente, pois assim podemos apreciar cada momento das maluquices de Ed. Mas oque gostei é que os capítulos são separados por cartas de uma forma bem divertida.

Conforme Ed vai recebendo as cartas, ele tem que desvendar não só as mensagens mas também ajudar as pessoas citadas e que muitas delas ele não conhece. Ed passa então em uma busca de autoconhecimento muito interessante.

Não, não sou santo. Só mais um ser humano estúpido.” - Ed. Kennedy

Ele não é o modelo de cara bonitão e fortão. Ed é um cara simples. Sua família é uma diversidade. A mãe maluca que só fala palavrão, um irmão advogado... e Ed é só mais um jovem que não fez faculdade, mora de aluguel num lugar precário e é apaixonado pela sua melhor amiga Audrey. Ele tem alguns amigos divertidíssimos como o Marv: que nos proporciona boas risadas. Sem contar do seu cão de guarda o "porteiro" que fede mais que banana podre.

Às vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são.
Eu Sou o Mensageiro.

 Eu amei o livro e recomendo a todos que ainda não leram. 
Depois te ter me apaixonado pela escrita de Markus Zusak, vou colocar "A Menina que Roubava Livros" no topo das minhas prioridades de leitura este ano. 

2 comentários

  1. Olá Elaine. Também adorei "Eu sou o Mensageiro". É um dos meus livros favoritos. Quanto à "A Menina que Roubava Livros", esse eu detesto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Queero muitoo ler, já li a menina que roubava livros e simplesmente ameei, é uma leitura envolvente, recomendo que leia, não vai se arrepender, amei a protagonista, e muitas vezes da vontade de chorar com a historia dela. Agora quero ler esse ai, gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir