menu de ícones

slide


Resenha: O Herói Perdido

Nota: 
Os Heróis do Olimpo - O Herói Perdido - Rick Riordan

Sinopse. Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. 

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.

Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

                                                              


Finalmente, dei inicio a leitura dessa série. Fazia muito tempo que eu havia comprado esse livro e desde então venho me enrolando, pois não queria ler sem ter a continuação. Assim como Percy Jackson e os Olimpianos, eu queria todos os livros ali, ao meu dispôr para ler um em seguida do outro. 
Mas então, veio a Maratona Literária de Carnaval e eu não contive a curiosidade, não pensei duas vezes para colocá-lo entre minhas metas de leitura e lhes digo: me arrependi, e depois conto o porque.

Logo nos primeiros capítulos o que mais me incomodou foi a ausência do Percy. Mesmo já sabendo o que houve com ele, devido a diversos spoilers que recebi antes de ler, aquilo me incomodou muito. Depois de ler PJO, Percy Jackson se tornou, sem sombra de dúvidas, um dos meus personagens favoritos. O fato de tudo começar com outro jovem no lugar dele, aquilo partiu o coração da semideusa aqui.
Além de novos personagens, eu já notei outras grandes diferenças entre uma série e outra. A diferença mais gritante, sem dúvida alguma, é a narrativa.
Na primeira série mitológica de Riordan, nós encontramos Percy Jackson logo na primeira página, com a narrativa em primeira pessoa e em todo o decorrer dos livros, as aventuras voam em nossa cara como se estivéssemos realmente dentro da história, eis o motivo pelo qual sou tão apaixonada por narrativas pessoais.

Já em Os Heróis do Olimpo, o padrão de sermos bombardeados com o personagem principal se mantem, mas tudo é feito em narrativa observadora e como disse anteriormente, não é Percy.
Ele se chama Jason Grace, é um jovem que misteriosamente acordou em um ônibus escolar, de mãos dadas com uma garota que se apresenta como Piper, sua namorada. A sua frente, um rapaz com TDAH chamado Leo, se diz seu melhor amigo. Provavelmente isso seria uma cena muito comum, se não fosse por um porém: Jason não se lembra de quem é, de onde veio e muito menos como veio parar naquele bendito ônibus. Suas memórias foram completamente apagadas e, a partir disso, um enigma muito bem construído começa a ser desenrolado.

Outra diferença que eu realmente adorei, foi o amadurecimento extremamente perceptível da história. Tanto os personagens que já conhecemos, quanto os novos, todos se mostram muito mais maduros. Para aqueles que, assim como eu, se encantaram com o romance de Riordan, em Percabeth, essa nova série com certeza será um prato cheio. Aliás, não apenas por isso. Eu achei o livro perfeito pra qualquer pessoa que busque uma boa dose de aventura, tenho certeza que a série irá seguir esse ritmo e foi justamente por isso, que eu me arrependi de tê-lo lido.
O final que Riordan nos deu, é tão enigmático que o leitor fica necessitado da continuação imediatamente e, como eu disse, não tenho. Por isso, estou aqui roendo as unhas. Então, caros leitores, guardem essa dica e só leiam quando tiverem a coleção toda com vocês. A não ser que queiram ser dolorosamente torturados.

Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas ás Portas da Morte afinal. 
A Grande Profecia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas já bastante resenhas sobre.
    Todos falam muito bem, estou ansiosa para ler!
    Duvido que alguém aqui vai esperar a coleção completa para ler, hahahahah

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. estou super ansiosa para ler!
    por um lado Percy é um personagem muito cativante, mas o final de PJO foi excelente, se voltasse a ser apenas as aventuras de Percy e seus companheiros, era capaz de a série desagradar muitos leitores né?! :)
    quero ver se o Riordan consegue me cativar com Jason, como conseguiu com Percy!

    Um Beijo, Lara!
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir